Resenha #177: Outro Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz


Lido em: Maio de 2016
Título: Outro Conto Sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Júnior
Edição: 1
ISBN:
Gênero: Ficção - Infanto-juvenil
Ano: 2016
Páginas: 352


Avaliação:   




Resenha:

Outro Conto Sombrio dos Grimm, publicado no Brasil pela Galera Record, através do selo Galera Júnior, traz aos leitores uma narrativa única, linear e comentada. Após grande aceitação do "primeiro" livro desta 'série', Um Conto Sombrio dos Grimm, já resenhado por aqui, o "segundo" volume , também baseados nos clássicos dos irmãos Grimm, já está dando o que falar. 

Antes mesmo de sermos introduzidos ao personagem principal, o João, conhecemos um sapo um tanto quanto ingênuo que mora em um poço infestado de salamandras, próximo ao castelo do reino. O Sapo acaba por encontrar uma menina que está tristonha e... bom, as cenas que se seguem são totalmente sangrentas e de causar enjoo. Este fato corrobora a premissa de que a obra não foi escrita única e exclusivamente para o público infantil, mas para aqueles que já estão na fase adolescente/adulta. 

Logo após conhecermos a história do sapo, conhecemos a de Jill, uma bela princesa, mas que nem de longe chega aos pés de sua mãe. Jill é uma menina que não possui muita confiança em si, provavelmente por sempre ter sido guiada e moldada para ser igual a rainha. Após passar um grande vexame no castelo, decide visitar seu primo, e é aí que o João aparece.


Mas desejos não podem ser desfeitos, por mais que se deseje. Um desejo é uma coisa poderosa.

João é um menino pobre, que vive apenas com seu pai. A vaca da família, que há tempos havia sido a única fonte de renda que eles possuíam, simplesmente parou de produzir leite. Sendo assim, como presente por João estar se tornando um "homem", seu pai delega ao nosso protagonista a missão de vender o animal por não menos que cinco moedas de ouro na feira. João, tentando manter-se centrado, vai até o mercado e acaba trocando a vaca por um grão 'mágico' de feijão, induzido por Maria (neste livro, Maria é um menino!) e as outras crianças da vila.

Chegando em casa, João conta o ocorrido ao pai. Não muito compreensível, seu o homem arremessa o grão pela janela, e de pronto João vai procurá-lo, temendo perder sua preciosidade. Descobre, entretanto, que fora enganado. É aí que ele e sua prima Jill, filha da rainha, conhecem uma bruxa que promete transformar o grão em mágico caso eles estejam dispostos a procurar um objeto para ela. Trata-se de um espelho poderoso, o objeto mais poderoso de todo o mundo. Inconscientemente, as crianças decidem jogar-se nesta busca maluca, que tratá desafios, momentos de tensão, parceria e, obviamente, muito sangue.

Envolvendo sereias, gigantes, duendes e vários outros seres mitológicos, Adam Gidwitz consegue nos fazer viajar pelo mundo da imaginação. O autor explicita, em vários momentos, que nem tudo aquilo que é bonito, de fato, é bom. As aparências enganam, meus caros. Os diálogos entre nossos personagens são fluidos, tornando a leitura dinâmica. A edição, assim como a do primeiro livro, está impecável. 


Como já havia lido Um Conto Sombrio dos Grimm, tinha em mente o que me aguardava. Entretanto, Adam conseguiu ir além do que era esperado por mim. A criatividade e perspicácia do autor me impressionou em vários momentos, dada a sua capacidade de tornar um ato ínfimo em chave central do enredo. Recomendo a leitura para todos aqueles que querem uma obra engraçada e ao mesmo tempo instigante. E aí? Está pronto para embarcar em uma aventura com João e Jill (e um sapo de três pernas)?

Até logo,
Sérgio H.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Oi, Sérgio!
    Essa releitura dos irmãos Grimm tem chamado bastante minha atenção. Eu só queria saber quantos livros serão...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, mas desde o lançamento me interessei por eles. Sou daquelas que morrem de medo de livros de terror ou um suspense forte, mas acho que esses eu irei gostar. Vi muito retorno positivo acerca do primeiro. E como com o primeiro, também me interessei pela leitura deste. Quero ver se eu vou aguentar essas histórias macabras kkk

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma releitura fantástica! Muito bem elaborada e instigantes assim como os contos dos Irmãos Grim! Com tanta dica boa como essa minha lista de leitura será infinita!

    ResponderExcluir
  5. Outro Conto Sombrio dos Grimm já está na minha lista de desejados desde o seu lançamento. Adoro as releituras feitas aos contos infantis que conhecemos. A versão física do livro é linda e só preciso dele pra completar minha coleção. ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já querendo muito!Não sabia que eram dois livros, melhor ainda! Não tive a oportunidade de ler os contos originais do Grimm, mas conheço e sei que são muito bons. Então, uma releitura é imperdível! As capas estão lindas e com certeza uma leitura muito divertida. Já adicionado a minha lista de desejados. Obrigada por essa ótima dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sérgio.
    Não li os contos originais dos Grimm e ache a abordagem do autor bem criativa e peculiar. Acho que para quem só conhece a versão Disney dos contos de fadas, deve ser bem chocante ler esse livro. Mesmo assim, fiquei com bastante vontade de conhecer mais sobre João, Jill e o sapo.
    Gostei bastante das capas dos dois livros.

    ResponderExcluir
  8. Ei Sérgio,
    amooooo releituras de contos de fadas, muito mais que os contos verdadeiro em si. kkk
    Gostei muito da sua resenha, deu pra ver que é um livro bem peculiar, interessante e diferente. Esse lado sangrento me chamou muito a atenção e gostei dessas mudanças que o autor fez.
    Vou querer ler com certeza!
    E que capa linda!
    Bjos
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Quero muito ler essa serie, adorei essa historia, principalmente o modo que o autor vai nos fazendo passear pelas historia de uma forma natural, gosto muito das releituras dos contos de fadas e essa foi uma que me chamou atenção, gostei muito dos personagens e como eles vão se conectando e adorei essa capa que está linda !!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!