Dica Literária #8: A Revolução dos Bichos - George Orwell

Hey!

Confiram a indicação literária dessa Quarta-feira.
Trata-se de um livro, que de início se mostra como uma leitura infantil, mas que esconde em suas entrelinhas uma forte crítica, principalmente ao Stalinismo e as ações sociais de liderança e poder.
O livro pode ser antigo, mas relata muito sobre nossa atual realidade social.



Título Original: Animal Farm
Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535909555
Ano: 2007
Páginas: 152
Tradutor: Heitor Aquino Ferreira

Sinopse:
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

O livro já possui animação, e quem quiser assistir, bastam procurar no Youtube que estará disponível (se não me engano, essa animação é de 1954).


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi :)

    Esse livro já está na minha lista de compras de Maio. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    O outro Victor lá do blog,o rosinha, já leu esse livro, até fez uma resenha sobre ele, mas não lembro se ele gostou ou não. Enfim, não vou mentir, não me interessei pelo livro, não porque ele aparenta ser infantil, o que não é, como você disse, na verdade não sei porque! Apesar de fabula ser um assunto que me interessa! Mas se algum dia eu tiver a oportunidade, eu lerei com certeza.

    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, acho que se você tiver a oportunidade, leia-o. Creio que não irás se arrepender.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!